STAR TREK

Do lado esquerdo temo o Kirk do filme de 2013, e do lado direito temos o Kirk da Série Clássica.
Do lado esquerdo temo o Kirk do filme de 2013, e do lado direito temos o Kirk da Série Clássica.

STAR TREK - OS TRÊS PERSONAGENS PRINCIPAIS


JAMES TIBERIUS KIRK (Jim Kirk):
O Capitão da nave estelar NCC 1701 Enterprise. O mais notável capitão da frota estelar e consequentemente da Federação de Planetas Unidos. Kirk é um verdadeiro soldado lutando pelos ideias da Federação, o que me lembra muito o Steve Rogers (capitão américa). Um líder audacioso, irônico nas situações de maior perigo e que apresenta um bom humor notável. Enfim, sem Kirk, Star Trek não é Star Trek e a Enterprise não é nada. A série, ao meu ver, precisa de Kirk para ser um sucesso. Na série clássica foi representado por Wllian Shatner e nos filmes de 2009 e 2013 por Chris Pine.

Spock.
Spock.

SPOCK: Um meio-humano, meio-vulcano. Seu pai é de Vulcano e sua mãe é terráquea. Spock foi o primeiro vulcano a se juntar a Frota Estelar. Tornando-se assim como Kirk, um dos personagens principais da série. Os vulcanos, através dos anos, aprenderam a não sentir emoções. Mas Spock, que é filho de um vulcano com uma humana, vive um dilema: Sentir ou não emoções? O que o faz o personagem mais carismático de toda a Série. E como acontece com Kirk, Star Trek precisa de Spock. Na Série Clássica foi representado por Leonard Nimoy, e nos filmes de 2009 e 2013 por Zachary Quinto.

Bones.
Bones.

Doutor Leonard MCcoy ( Bones ou Magro): O médico chefe da Enterprise. Tem uma personalidade forte, as vezes é meio irritado, tomando decisões erradas. Não gosta de tecnologia e tem uma cisma com Spock. Assim como kirk e Spock, Bones é fundamental para Star Trek. Na Série original foi representado pelo ator De Forrest Kelley, e nos filmes de 2009 e 2013 por Karl Urban. 

POR ALX

 

Enterprise
Enterprise

STAR TREK- VISÃO GERAL

 

A Série Star Trek foi criada por Gene Roddenberry em 1966, tornou-se um fenômeno mundial. Hoje tem uma legião de fãs totalmente fanáticos, chamados trekkers

Em sua visão de como seria o futuro, Geneapresentou mundos quase livres de preconceito racial e seres sensíveis às ecologias de seus própios meio-ambientes.

A série original com 79 episódios, conhecida como Série Clássica foi um marco na história da televisão norte-americana, abordando assuntos polêmicos como racismo, confrontos políticos, religião, etc.

Série Clássica retrata as aventuras de uma nave espacial chamada Enterprise, abrigando uma tripulação de mais de 400 passageiros, rumo ao desconhecido, emfrentando a cada episódio uma nova aventura. O sucesso, entretanto, só veio após seu término, em 1969. Foi a partir de 1970 que estações locais de tv começaram a reprisar o seriado, conseguindo crescentes índices de audiência. Algumas estações inclusive chegaram a exibir os episódios sete dias por semana.

Cerca de três anos depois de Star Trek ter saído do ar e começar a se popularizar através das reprises, foi criada uma série de desenhos de 22 episódios, que teve uma superior qualidade aos desenhos da época.

Anos depois foi lançado uma sequencia de filmes de Star Trek:

- Jornada nas Estrelas- O Filme(1979)

- A Ira de Khan(1982)

- A Procura de Spock(1984)

- A Volta Para Casa(1986)

- A Fronteira Final(1989)

- A Terra Desconhecida(1991)

Em 1986, Star Trek foi expandido com a criação de uma nova série: Jornada nas Estrelas- A Nova Geração, narrando as aventuras de uma nova tripulação em uma nova Enterprise, quase 80 anos depois de sua antecessora.

Surgiu ainda outras séries como:  Deep Space Nine(1993), e Voyager(1995).

Em 1994 foi lançado no cinema o filme: Jornada nas Estrelas- A Nova Geração, onde as duas gerações se encontram, a de Kirk e a de Picard.

Em 1997 foi lançado o filme: Jornada nas Estrelas- Primeiro Contato.

Em 2009 foi lançado o filme Star Trek O Filme, que conta a história de como Kirk se tornou o capitão da Enterprise, como se tornou amigo de Spock, etc. Dentro em breve será lançada um novo filme do Star Trek, que provavelmente mostrará como Kirk e Khan se tornaram inimigos. 

Em 1995 começou a publicação de livros da série clássica, escritos por James Blish.

 

BIBLIOGRAFIA (Livro Star Trek Episódios da Série Clássica, páginas 7 e 8)

Por ALX

 

 

Christopher Pike(Jefrey Hunter).
Christopher Pike(Jefrey Hunter).

A JAULA

 

Star Trek teve dois episódios pilotos (episódios pilotos são o primeiro de cada série onde os produtores apresentam aos canais de televisão com o objetivo de vender a idéia do programa, no caso de Star Trek o primeiro não foi aprovado pois foi considerado "cerebral demais", sendo assim esse episódio nunca foi ao ar e foi encomendado outro piloto).

Data Estelar: desconhecida.

A nave Enterprise é atraída para o planeta Talos IV pelo que parece ser um fraco sinal de socorro.

Quando o capitão Cristopher Pike (Jefrey Hunter, que havia interpretado Jesus no épico  bíblico "Reis dos Reis" em 1961), Spock (Leonard Nimoy) e outros são teleportados para a superfície do planeta Talos IV, encontram uma cidade de barracas improvisadas que parecem haver sido construídas a partir dos restos de uma espaçonave destroçada.

São saudados pelo que mais parece um frágil grupo de sobreviventes, mas que de forma curiosa se mostraram muito bem saudáveis segundo as leituras feitas por Spock.

Eles explicam que eram cientistas sobreviventes de um acidente de uma nave de pesquisa, a SS Columbia, haviam caído nesse planeta vários anos antes e passaram a mandar mensagens ao espaço em busca de ajuda.

Entre as sobreviventes está Vina (Susan Oliver) uma jovem de admirável beleza que explica que era apenas um bebê quando a nave dos cientistas se espatifou em Talos IV e que gostaria de mostrar ao capitão Pike um segredo que permitia aos cientistas que já eram bastante idosos manterem perfeita saúde.

Vina conduz o capitão Pike a um lugar solitário onde surgem alguns alieníginas de cabeça grande e corpo frágil que usando uma espécie de raio ou gás fazem Cristopher Pike desmaiar e arrastam-no para dentro de uma caverna por um elevador escondido no paredão de rochas.

Fora da caverna como um passe de mágica somem os sobreviventes idosos e os destroços da nave tornando claro para Spock e os outros membros da tripulação que tudo que haviam visto não passava de uma ilusão.

Dentro da caverna  o capitão acorda preso em uma jaula com paredes transparentes e os alieníginas conhecidos como talosianos liderados pelo Guardião se aproximam da jaula e conversam de forma telepática referindo-se a ele como alguém de uma espécie inferior.

Começam a lhe apresentar uma série de ilusões nas quais ele e Vina  ficam juntos em várias circunstâncias, como uma princesa medieval em perigo sendo perseguida por um monstro (parecido com o Chewbaca), como uma escrava de pele verde de Órion e finalmente uma garota simpática e esposa ideal fazendo um piquenique.

Cristopher Pike se dá conta que nem tudo o que está vendo são ilusões pois a moça chamada Vina está sempre presente o que o leva a concluir que ela deve ser uma pessoa real.

Os objetivos dos talosianos começam a ficar nítidos para Pike, que se apercebe que a intenção é fazê-lo interessar-se por Vina e acasalar-se com ela para criar uma raça de humanos dentro de uma ilusão criada pelos extraterrestres.

Enquanto isso uma equipe dentro da Enterprise se prepara para se teletransportar à superfície do planeta mas dos cinco integrantes apenas duas mulheres são teletransportadas exatamente para dentro da jaula onde está o capitão.

Os talosianos explicam que já que não houve interesse por Vina, talvez Pike prefira uma das duas tripulantes a Número Um (Majel Barret, esposa de Gene Roddenberry que mais tarde faria a enfermeira Chappel)  segunda em comando da nave estelar Enterprise com um intelecto avantajado ou a Ordenança Colt (Laurel Goodwin, a atriz foi imortalizada no mundo do entretenimento por ter contracenado com Elvis Presley em "Girls! Girls Girls!", filme de 1962) menor intelectual porém mais jovem.

Examinando a pistola a laser da Número Um Cristopher, Pike descobre que embora a arma pareça estar sem energia isso não seria possível pois havia acabado de ser carregada o que lhe faz perceber que que a pistola está na verdade carregada e é apenas a ilusão criada pelos talosianos que não lhes permite ver isso.

Jogando as pistolas na no chão junto à porta da jaula Pike senta e espera, como havia planejado os talosianos tentam retirá-las, o capitão agarra-o rapidamente e ameaça disparar contra o alienígina conhecido como Guardião.

Usando-o como escudo, Pike e as duas mulheres sobem a superfície de Talos IV, lá a Número Um ameaça se suicicidar dando uma sobrecarga na pistola laser ao ponto de explodir e destruir todo o planeta.

Isso assusta os talosianos que consideram essa atitude muito selvagem e perigosa, é revelado nesse momento que eles não tinham interesse de fazer dos humanos escravos, apenas queriam formar uma descendência para Vina que era na verdade a única sobrevivente do acidente com a nave de pesquisa SS Columbia.

Vina é na realidade uma senhora idosa e totalmente desfigurada e deformada pois os talosianos a encontraram aida bebê sem conhecer corretamente a forma humana para reconstruí-la.

Para ter uma vida feliz os talosianos providenciam então uma ilusão de Cristopher Pike para conviver com Vina.

De volta a bordo da Nave Estelar  USS Enterprise o capitão se recusa a discutir os acontecimentos de Talos IV, e continuam sua missão pelas galáxias

POR JGP

James Tiberius Kirk(Willian Shatner) e Spock (Leonard Nimoy).
James Tiberius Kirk(Willian Shatner) e Spock (Leonard Nimoy).

ONDE NENHUM HOMEM JAMAIS ESTEVE

 

O segundo episódio piloto!!!

(Esse episódio foi ao ar no dia 22/09/1966 foi o segundo produzido mas o terceiro a ser exibido)

Data estelar 1312.4

Uma nave de reconhecimento chamada Valiant entra em contato com uma barreira de energia que danifica e mata boa parte da tripulação, após isso é feito uma busca desesperada por informações sobre PES (percepção extra-sensorial) e por algum motivo inexplicado o capitão emite uma ordem de autodestruição da espaçonave.

Vários anos depois o Capitão James Tiberius Kirk (Willian Shatner) da nave estelarUSS Enterprise está passando pelo mesmo local e contata a mesma barreira de energia que destruiu a Valiant.

Muitos morrem e dois ficam inconscientes: o tenete-comandante Gary Mitchell (Gary Lockwood ator que interpretaria o Dr. Frank Poole em 2001 Uma Odisséia no Espaço de 1968)  amigo de infancia do capitão Kirk e a Dra. Elizabeth Dehner (Sally Kellerman), uma psiquiatra. Ambos se recuperam e parecem ilesos, embora os olhos de Mitchell estejam prateados, os motores de propulsão de dobra da nave também ficam severamente danificados.

Na enfermaria, Kirk fica sabendo que Mitchell está se sentindo melhor do que nunca, está lendo e compreendendo textos que jamais havia entendido antes com uma velocidade sobre-humana.

Kirk e Spock descobrem que o quociente de PES de Gary Mitchell é extremamente elevado, assim como o da Dra. Dehner. Numa reunião com os chefes de departamento da nave, Sulu (George Takei) revela que os poderes de Mitchell estão se desenvolvendo a um ritmo assombroso. Spock sugere que Kirk mate Mitchell logo, enquanto ainda  pode; o vulcano o adverte que não se pode esperar muito, como fez, obviamente, o capitão da Valiant.

Não querendo matar um dos seus amigos mais íntimos, Kirk estabelece um curso para Delta Vegas, um planeta desabitado e com uma estação de mineração de dilítio, onde poderá fazer as reparações na Enterprise.

Pretendendo abandobnar Mitchell no planeta, a tripulação tranporta-o sedado à uma cela de segurança máxima de Delta Vega, mas em pouco tempo a mesma já não é capaz de segurar o que agora havia se tornado Gary Mitchell, um ser extremamente poderoso.

Declarando-se um deus ele foge levando Dehner consigo e na superfície árida do planeta começa a produzir várias espécies de árvores frutíferas e belos jardins, nesse momento os olhos dela também começam a ficar prateados indicando que também seguiria o mesmo processo de adquirir poder que Mitchell havia passado.

James Kirk vai atrás do casal, Mitchell mais uma vez se autodenomina um deus obrigando Kirk a se ajoelhar e "rezar" diante de si, isso assusta a Dra. Dehner que ataca Mitchel e os dois se envolvem numa luta que acabaria matando-os.

De volta a bordo da Enterprise, Kirk  registra no diário que os tripulantes Mitchell e Dehner morreram com honrarias no cumprimento do dever.

POR JGP

Harry Mudd(Roger C. Carmel).
Harry Mudd(Roger C. Carmel).

AS MULHERES DE MUDD

 

Esse foi o quinto episódio transmitido (no dia 13/10/1966) e o quarto a ser produzido mas na cronologia do universo de Star trek, baseando nas datas estelares é o segundo.

Data Estelar 1329.1

A USS Enterprise aborda uma nave que está navegando sem permissão e essa se recusa a responder ao chamado e para fugir entra em um campo de asteróides, mas sem condições de navegação em um ambiente tão acidentado se choca com os asteróides e está a ponto de explodir quando Kirk fica sabendo que são apenas quatro tripulantes e ordena que sejam teletransportados à bordo, com o esforço de trazê-los à bordo os cristais de dilítio da Enterprise ficam comprometidos.

Os quatro tripulantes da nave sem permissão eram Harry Mudd (Roger C. Carmel) com uma exótica carga de três mulheres por ele transportadas para serem esposas em um planeta onde homens pagam fortunas para obterem mulheres.

Kirk leva a Enterprise o mais rápido possível até um planeta de mineração de dilítio para fazer o reabastecimento e entra em contato com o líder dos mineradores Ben Childress (Gene Dynarski que voltaria a trabalhar na série como um dos membros do conselho no episódio "A Marca De Gideon") para fazer a compra do material. 

Nesse interím é formada uma corte para julgar as atividades de Harry Mudd, e descobre-se que existem contra ele acusações de vários delitos criminais.

Ao ver-se em situação complicada Harry Mudd se adianta e entra em contato com Ben Childress oferecendo sua "carga" em troca de sua liberdade, o que faz com que os mineradores não negociem mais com Kirk sem libertar Mudd.  

Relutantemente Kirk acaba concordando e leva as três mulheres ao planeta junto de Spock e Harry Mudd, mas uma das mulheres Eve McHuron (Karen Steele) se mostra descontente e não se dispõe a se divertir em uma espécie de festa que os três mineiros prepararam para elas e acaba fugindo.

Ben Childress vai atrás dela pois fora do abrigo está ocorrendo uma tempestade de areia, acaba salvando Eve e a leva para sua casa.

Na casa ela acorda e sua aparência decai revelando a Ben Childress que na verdade era um remédio que tornava as mulheres tão atraentes, mesmo assim os dois acabam concordando em ficar juntos pois Eve seria exelente esposa.

Após isso tudo se resolve e a Enterprise consegue seus cristais de dilítio e segue em sua "Jornada nas Estrelas".

Por JGP

James Kirk, Leonard McCoy (Deforest Kelley), David Bailey (Anthony D. Call) e o alienígena Balok (Clint Howard)
James Kirk, Leonard McCoy (Deforest Kelley), David Bailey (Anthony D. Call) e o alienígena Balok (Clint Howard)

O ARDIL CORBOMITE

Esse foi o terceiro episódio a ser produzido e foi o sexto a ser exibido (foi ao ar em 10/11/1966). 

Data Estelar: 1512.2

Enquanto explora uma área do espaço não cartografada, a USS Enterprise se confronta com uma espécie de "bóia de sinalização" alienígena.

Os phasers da nave destroem a bóia, que sendo radioativa, representa perigo para a Enterprise.

Em seguida, uma gigantesca espaçonave esférica chamada Fesarius intercepta a Enterprise e um alienígena de aparência apavorante promete destruir a nave estelar em 10 minutos.

A referência que Spock faz sobre o fato de que é preciso reconhecer a derrota quando se joga xadrez faz Kirk lembrar do jogo de pôquer.

O capitão tenta um blefe desesperado, dizendo ao comandante alienígena chamado Balok que as naves da Federação são equipadas com um sistema de autodestruição chamado "corbomite", e que, uma vez ativado, o sistema também é capaz de destruir o inimigo.

A destruição da Enterprise é temporariamente adiada e, nesse ínterim, uma nave menor se desprende da espaçonave principal, aparentando estar com problemas, o que faz Kirk ir em seu auxílio.

Por fim, todos descobrem que o aterrorizante alienígena não passa de uma marionete operada por uma entidade com aparência infantil (interpretada pelo ator-mirim Clint Howard que estrelou pouco tempo depois o menino Mark Wedloe no seriado Ben O Urso Amigo, curiosamente ele é irmão do atual diretor de cinema Ron Howard) e que estava fazendo testes para determinar se Kirk e seus homens eram realmente o que alegavam: homens de paz.

As relações diplomáticas são estabelecidas e o navegador Dave Bailey (Anthony D. Call), que havia se descontrolado diante das "ameaças de morte" de Balok, se oferece para ficar a bordo da nave alienígena e servir como imtercâmbio entre as duas espécies.

POR JGP