MITOLOGIA

Acrópole de Atenas.
Acrópole de Atenas.

POSÊIDOM

 Terceiro filho de Cronos e irmão de Zeus e Hades, escolheu o mar para dominar. Era também conhecido como o deus dos terremotos e dos cavalos, os símbolos associados a Posêidom eram o tridente e os golfinhos.

Viajantes oravam a ele pedindo sua proteção, ventos favoráveis, mas seu humor era bipolar. Poderia causar grandes tempestades. Assim como seu irmão Zeus, Posêidom era muito mulherengo.

Poseidom e Atena tiveram uma disputa para ver quem seria o padroeiro da cidade Atenas. Durante o duelo, ele atirou uma flecha no chão e criou a fonte de Acrópole.

Posêidom geralmente usava terremotos e a água para suas vinganças, mas era cooperativo. 

Prestou ajuda aos gregos na guerra de Tróia, mas durante muito tempo vingou-se de odisseu, que teria ferido uma cria de seus ciclopes.

POR ALX

 

Zeus empunhando seu raio.
Zeus empunhando seu raio.

ZEUS

 Zeus, deus do travão e senhor do olimpo, era filho de Cronos e Réia. Seu pai, maléficamente comia seus filhos, para que els não tomassem seu lugar no poder, até que um dia, Réia, cansada de tanta violência, quando seus nasceu em vez de dar o filho a Cronos, ofereceu no lugar dele uma pedra ambulante, salvando assim a vida de Zeus.

Zeus foi criado no bosque de Creta e foi alimentado com mel e leite de cabra. E assim quando cresceu foi a caminho do pai para combatê-lo, eles viraram grandes inimigos, Zeus obrigou seu pai a engolir uma bebida mágica, que restituiu todos os filhos que no passado tinha devorado. Foi então que Zeus conheceu seus quatro irmãos:Deméter, Poseidon, Héstia e Hades, faltou apenas a Hera que como Zeus foi poupada e não estava ali. Zeus ainda liberou ciclopes que deu a ele o Raio. Então após dez anos, que foi o tempo que durou a guerra, Zeus subiu ao Olimpo junto com seus irmãos Poseidon e Hades que o ajudaram a destruir Cronos, e então comandaram o Céu, a Terra e os demais deuses.

Os poderes eram controlar os fenômenos dos céus, raios e trovões.

Zeus teve 3 esposas: Métis, com quem teve sua filha Atena. Têmis foi a segunda esposa e a terceira foi sua irmã Hera. Além dassas esposas Zeus teve várias amantes.

POR ALX

O QUE É MITO?

Mito são narrativas usadas por povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Nos mitos existe muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram.

Pode-se dizer que tempos mais tarde, a ciência e a religião tomaram o lugar do Mito para dar as explicações sobre o universso.

POR ALX

Tiamat
Tiamat

Mito Babilônico Sobre a Criação

 

O deus Apsu e a deusa Tiamat criaram outros deuses. Mais tarde, Apsu ficou angustiado com estes deuses e tentou matá-los, mas, em vez disso, foi morto pelo deus Ea.

Para vingar-se, Tiamat tentou matar Ea, mas foi morta por Marduque, filho de Ea.

Marduque dividiu o corpo de Tiamat ao meio, e, de uma parte fez o céu, e de outra parte fez a terra.

Daí, Marduque, com a ajuda de Ea, fez a humanidade do sangue de outro deus, Qungu.